Páginas

Seguidores

domingo, 2 de junho de 2013

Para pensar! Por Walter Leite Castro

Para pensar! 
Nietzsche o injustiçado! Nietzsche talvez seja o filósofo mais acusado,mais atacado e que sofreu mais preconceito na história da filosofia mundial , pois, ele foi taxado de :
 Ateu, aliado do nazistas;sua definição de super homem foi interpretada de forma equivocada dando origem a estapafúrdia ideia da superioridade racial. Não obstante a vida solitária , porque devido a sífilis Nietzsche foi rejeitado por seu grande e único amor, Lu Salomé além disso o grande filósofo foi acometido por uma loucura que o condenou até o fim de sua vida .Mas, apesar das adversidades Nietzsche foi o único filósofo a sobreviver o tempo , sendo cada vez mais lido e sua mensagem é cada vez mais atual . 
Saliento que Nietzsche foi taxado de ateu, mas na verdade o que Nietzsche contestou foi a forma do cristianismo se apresentar subvertendo valores; jamais Nietzsche foi um ateu beligerante, ele apenas condenava a prática do cristianismo.
 Assim, em seu livro o anticristo ,o filósofo ataca frontalmente a ideia da compaixão , a super valorização do fraco, dos desvalidos,em detrimento do forte ;Desta forma a sociedade cristã foi se transformando em culto a piedade , a compaixão, e o forte foi sendo relegado a plano inferior .assim, Nietzsche foi enfático em seu combate a religião cristã, e por causa disto , ele foi perseguido e condenado . 
Outro aspecto bastante contestado foi o episódio da morte de Deus, o filósofo cria um personagem louco que sai pregando ,reverberando que Deus morreu; Tal episódio causou um assombro enorme ao povo mais simples e serviu para definitivamente taxa-lo como ateu. 
Não obstante, os equívocos de interpretação dos seus escritos Nietzsche tornou-se um imortal e sem medo de errar afirmamos que o filósofo Alemão que ,faleceu em mil novecentos, ou seja no início da era moderna , tornou-se muito lido e estudado além de debatido entre a elite intelectual ; 
Não temos a menor pretensão de elaborarmos um texto minucioso deste eminente filósofo; mas ousamos salientar que Nietzsche não era ateu , um materialista , mas um ser espiritual;fato facilmente observado em seus escritos, livros, principalmente em Assim falou Zaratustra, narra as pregações de um sábio cansado do recolhimento resolve brindar o povo com sua sabedoria, e assim o sábio foi despejando sua sabedoria ,citamos : O eterno retorno, a ideia de super homem ,além de uma pungente espiritualidade.
 O eterno retorno é uma demonstração prática da lei do carma, ao salientar que a pessoa seria condenado eternamente eternamente a viver da forma como viveu em sua vida; para muitos o eterno retorno é apenas uma forma retórica do filósofo;
O Super homem quer dizer além do homem , ou seja, uma transcendência do homem animal em busca do homem espiritual.

 Postado por Walter Leite Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário