Páginas

Seguidores

sábado, 15 de junho de 2013

´Por Walter Leite C astro " Oração da serenidade!"

Para pensar !
 "Oração da serenidade"
 "Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar,Coragem para modificar aquelas que podemos,e Sabedoria para distinguir umas das outras." 

Oração utilizada pelos grupos de mutua ajuda, oriundo dos Alcoólicos Anônimos, irmandade que surgiu nos ,Estados Unidos, através de : Bill W .corretor da bolsa de valores e um médico Dr. Bob, ambos Alcoólicos em estado terminal.
Os Alcoólicos Anônimos atualmente conta com mais de três milhões de Alcoólicos em recuperação no mundo. Na verdade e o AA como é conhecido mundialmente promoveu uma revolução silenciosa ,pois, através do AA existe mais 280 Irmandades recuperando todo tipo de compulsão;Foi uma extraordinária ruptura de paradigma.
Salientamos que a oração da serenidade tema deste texto é utilizada nas salas dos grupos de doze passos , sendo recitada no início e final das reuniões. Mas, quem criou esta oração, tão sábia e poderosa?
 A origem desta extraordinária oração é desconhecida, mas existe muitas explicações para o surgimento desta oração,mas a Wikipédia informa":A Oração da Serenidade é uma oração enraizada na vida e no espírito de grupos de ajuda mútua que se utilizam do Programa de 12 passos de Alcoólicos Anônimos.
Não há consenso entre pesquisadores sobre as origens e a autoria da oração. 
O teólogo protestante Reinhold Niebuhr (1892–1971), que trabalhava no Union Theological Seminary (Estados Unidos), reivindica para si a autoria da oração, tendo declarado ter escrito a oração como introdução para um sermão sobre Cristianismo Prático.
 Mas ele mesmo, acrescentou dúvida à sua reivindicação quando declarou: "Naturalmente, é possível ter havido algo parecido durante anos ou mesmo séculos, mas eu não penso assim.
 Acredito honestamente ter escrito a oração". Segundo investigadores das origens da oração, a primeira forma da oração, teve sua origem em Boecio, filósofo romano (480-524), autor do livro Os consolos da filosofia. 
Foi a partir dai que as ideias da oração foram utilizadas por religiosos. Sabe-se que depois da Segunda Guerra Mundial, um professor da universidade do norte da Alemanha, Dr. Theodor Wilhelm, que dera início a um renascimento da vida espiritual na Alemanha Ocidental, aprendeu a "pequena oração" através de alguns soldados canadenses. Wilhelm havia escrito um livro, no qual incluíra a oração, sem citar o seu autor. Com o aparecimento da oração em muitos lugares diferentes: entre oficiais do exército, escolas, e outras instituições surgio um nome literário de um possível autor - Friedich Oetinger, pietista do século dezoito. Uma das hipóteses é de que Wilhelm adotou o pseudônimo de Oetinger, por admiração a seus antepassados do sul da Alemanha.".Portanto a informação histórica está bem explicitada ; Assim , o importante é a compreensão de sua poderosa mensagem.Esta oração não solicita bens materiais, não solicita poder,; ela inicia solicitando um bem espiritual que é serenidade, mas não pede muita serenidade, ou toda serenidade, apenas pede a serenidade necessária; eis um pedido sem egocentrismo, eis um pedido maduro, equilibrado; nada de exagero... Mas, para que finalidade é solicitada a serenidade ?solicitada para aceitar as coisa que não podemos modificar.
Na verdade na vida de qualquer pessoa ocorreu, ocorre e ocorrerá coisas que o ser humano não tem poder de mudar tais coisas ,são imutáveis . são causas permanentes de sofrimento, perda de energia tentando modificar o que não pode ser modificado. 
Assim a oração da Serenidade ,ataca de frente a principal causa de sofrimento humano, aceitar com serenidade o que não podemos modificar.No entanto a oração não para neste objetivo inicial , ela solicita outro bem espiritual que é coragem,mas coragem para que? 
 Para modificar as coisas que podemos e assim elimina toda causa de sofrimento ,pois mudando o que pode e deve ser mudado e aceitando o que não pode mudar, não existe problema .
Contudo a oração solicita mais um bem espiritual que é sabedoria, sabedoria para que?
Para distinguir uma das outras. Portanto, com sabedoria a pessoa saberá o que pode mudar e o que não pode mudar.Destarte,a pessoa que entender e praticar esta oração torna-se um sábio e conquistou a vida. Esta oração deveria ser escrita em fogo no céu para que todos vissem e vendo aplicassem em sua vida esta receita espirital.
Walter Leite C astro

Nenhum comentário:

Postar um comentário